Já ouviu falar da “escola doutoral” ? uma nova “autoridade” centralizada onde poucos decidirão que programas extinguir, que programas criar, que formação os nossos orientandos terão disponível ! Uma vez mais sem que ninguém, além dos protagonistas, desse por ela ! Decisão unânime…de quem?
(citação) O relatório produzido (relatório da CCCP-3C) apresentou um conjunto de propostas para a
reestruturação do 3º ciclo do Técnico sintetizada nas seguintes vertentes:
• Escola Doutoral: criação de uma estrutura independente e transversal aos programas de doutoramento.
• Reestruturação curricular: estrutura curricular com um denominador comum a todos os programas de doutoramento.
• Doutoramento integrado: percurso de formação que permite a antecipação do início do doutoramento.
• Acompanhamento dos estudantes: medidas de reforço no acompanhamento do trabalho dos estudantes ao longo do doutoramento.
• Financiamento dos estudantes: estabelecimento de contratos de trabalho com estudantes de doutoramento, sendo candidatos elegíveis ao “Prémio Brito Camacho“.
• Estímulos para departamentos e docentes: incentivos para reforço do 3º ciclo e racionalização da oferta formativa no Técnico.
• Recrutamento, candidaturas e matrícula: implementação de uma política de recrutamento orientada para captar o melhor talento.
Este conjunto de medidas recebeu apoio unânime nas consultas efetuadas com os atores principais da Escola. (fim de citação)
Os vícios do processo que levaram a uma implementação no 2º ciclo que os alunos tão bem caracterizaram são fáceis de antever. Consulte os documentos aqui ! .
Que talento espera o IST captar ? Que investigação se pretende fazer com isto ? A que desígnio nacional serve este propósito ?