SEM COMENTÁRIOS – SÓ EVIDÊNCIA DE DADOS!

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SEM COMENTÁRIOS – SÓ EVIDÊNCIA DE DADOS!

QUEM TEM ESTRATÉGIA E QUEM NÃO SABE GERIR?

OU SERÁ JÁ A PERCEPÇÃO DA DESASTRADA REFORMA CURRICULAR DO IST?


COMPARAÇÃO DA EVOLUÇÃO DAS CLASSIFICAÇÕES MÍNIMAS DE ACESSO NA 1ª FASE
AO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO (IST)
E À
FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO (FEUP)
NAS 10 LICENCIATURAS COMUNS

Luís Magalhães


Nas 10 Licenciaturas comuns, em 2023 a FEUP lidera em 7, o IST em 1 (Minas) e  empatam em 2 (Informática e Ambiente), mas em Minas foram colocados 10 alunos na FEUP e só 4 no IST.

Em 2021, o IST liderava em 5 Licenciaturas comuns, a FEUP em 4 e empatavam em 1.

De 2021 para 2023 a diferença da soma das notas mínimas IST–FEUP em Licenciaturas comuns passou de +80,3 para –91,5, uma descida do IST em relação à FEUP de 171,8 pontos.

Em 2023 a FEUP admitiu mais 128 alunos do que o IST nas Licenciaturas comuns, enquanto em 2021 a FEUP admitiu mais 103 alunos do que o IST e em 2020 só mais 6 alunos.

Nota: Para definir uma estratégia de gestão do acesso ao IST é útil ter também em conta, o nº de vagas para cada curso, o nº de colocações e até a distribuição das classificações de todos os colocados, mas a classificação mínima de cada curso é o único dado relevante para a percepção pública de notoriedade.

Fonte de dados: DGES – Direcção-Geral do Ensino Superior

4 thoughts on “SEM COMENTÁRIOS – SÓ EVIDÊNCIA DE DADOS!

  1. Timor-Leste tem um bom caso de estudo, na relação com a Indonésia,
    https://www.youtube.com/watch?v=dRgsMpGA8_8
    usando tecnologia finlandesa:
    https://classroomofhope.org/blog/2023/09/08/joining-forces-for-a-better-tomorrow-classroom-of-hope-partners-with-happy-hearts-indonesia/
    Se queremos melhores alunos em Lisboa, é preciso melhor alojamento. Sobretudo para os internos de Medicina. Mas tb. para os Professores/Educadores/Guias. De todos os graus de ensino.

    Se este edifício estivesse na Invicta
    https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/antigo-edificio-do-ministerio-da-educacao-que-seria-convertido-em-alojamento-universitario-esta-fechado-ha-cinco-anos
    a remodelação já estaria concluída,
    ou seria uma das obras “Tão surpreendentes como desrespeitadoras de prazos e orçamentos”?
    https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=antigos%20estudantes%20ilustres%20-%20edgar%20cardoso

  2. Enfim, desculpem queridos alunos : estamos enganado-vos, como diria , e disse, Daniel Arias Aranda :Querido alumno: te estamos engañando
    -Por terras de Portugal e España a mesma trajectória.
    Enfim, uma Animal Farm gentil

    1. Investigador José Emílio,
      Na minha perspetiva Espanha, em particular Barcelona e Navarra, utilizam melhor a «Antropologia Pedagógica» da «Pedagogia Científica», do que Lisboa.
      Se gostámos da Cultura [Eclesiástica] de Roma, porque razão este livro de “La Sapienza” não foi adjuvante p/ o desenvolvimento socio-económico dos portugueses?
      https://books.google.pt/books?id=ogZBAAAAIAAJ&pg=PA24

      Apesar do relatório português de 1916
      http://deq.tecnico.ulisboa.pt/TV/Report1916JPG/296-297.jpg
      e de Portugal ter ficado em Macau até ao fim do século XX, não foram os portugueses que mostraram a Macau esta escola de empreendedores:
      https://www.youtube.com/watch?v=vEh2D1zKJVo&t=4s
      https://www.youtube.com/watch?v=L8Vmv_XiCwc&t=838s

      1. Observada a América, encontro a versão de “Pedagogical Anthropology”, Julho/1913, nas Universidades de Harvard, Cornell, California, Michigan, Ohio, Toronto (Canadá);
        também na biblioteca Pública de Nova Iorque;
        biblioteca do Congresso dos EUA:
        https://archive.org/details/pedagogicalanthr01mont/page/n577/mode/2up
        Ao longo do último século, Lisboa voltou a formar Empreendedores de Estatura Global?
        https://www.youtube.com/watch?v=ewqWs3IM-ts&t=9s

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