Manifesto do Movimento Transparência e Participação, para devolver o Técnico à sua comunidade
Este movimento, que agora se inicia, pretende devolver o Técnico à sua comunidade, promovendo a transparência e a participação ativa nas decisões importantes. Só assim a nossa escola conseguirá manter os elevados padrões de qualidade no ensino e investigação em Engenharia, que todos desejamos.
Nos últimos anos, os Órgãos eleitos do Técnico têm imposto grandes transformações, de forma autoritária e sem escrutínio. Os períodos com sete semanas de aulas intensivas e as avaliações contínuas, instituídos no Novo Modelo de Ensino, a Escola Doutoral e o Movimento Fundacional, são exemplos de alterações profundas, em que todos deveríamos ser chamados a expressar a opinião.
Assim criámos este Movimento, que abrimos aos colegas que pretendem refundar o Técnico. Pretendemos discutir amplamente as questões importantes para o Técnico, organizando-nos em grupos de trabalho.
Faremos depois propostas concretas para a melhoria e aumento da transparência nesta casa, a que tanto esforço dedicamos.
Os proponentes
Raquel Crespo, Paulo Oliveira, Jacinto Nascimento, Gabriel Pires, José Moitinho de Almeida e Pedro Bicudo
Primeira reunião “Movimento Transparência e Participação, para devolver o Técnico à sua comunidade”
No dia 06 de Junho às 16:00 iremos ter a nossa primeira reunião do “Movimento Transparência e Participação, para devolver o Técnico à sua comunidade” no anfiteatro Ga1 com a seguinte ordem de trabalhos:
– Discussão do manifesto que enviamos abaixo;
– Abertura do processo de subscrição aos fundadores do movimento;
– Criação de grupos de trabalho sobre as temáticas importantes para o IST.