Cancel Academia – A Introdução de uma agenda Woke no IST?

MTP opinião

Cancel Academia – A Introdução de uma agenda Woke no IST?

Profª Raquel Crespo, Prof. Rui Rocha, IST, 4 Janeiro, 2023

http://forum24.tecnico.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2024/01/MTP-04-01-2024_CancelAcademia.pdf

Ao longo dos últimos anos, temos vindo a assistir à critica de uma agenda Woke nas Universidades, um pouco por todo o mundo ocidental. Esta visão, que elege determinadas identidades como vítimas, tem conduzido a um extremar de posições divisórias, que longe de conduzirem à resolução de problemas subjacentes, têm resultado num emergir dum status quo de conflito. Subjacente a esta visão Woke, está a substituição de uma Ethica Intrínseca por uma Ethica Agente, usada com um fim [1], repressora, eliminando-se a expressão do pensamento e actividade individual e criando-se um clima de receio no âmago das Universidades. Por outras palavras, o que podemos considerar, no debate corrente e no caso específico Universitário, como um ´Cancel Academia`.

Esperar-se-ia que o IST se mantivesse prudentemente afastado desta visão. Infelizmente, parece que já foram dados passos categóricos para a introdução de uma agenda Woke na Escola através de um documento, coordenado pelo Gabinete de Provedoria do IST, sobre os Valores Orientadores do Técnico Lisboa [2] com ´os valores destinados a balizar os comportamentos esperados pela comunidade do Instituto Superior Técnico` [3] defendendo uma Ethica Agente, um ´Ser Técnico` como agente de mudança [2].

Figura: Guia dos valores Orientadores do Técnico Lisboa, pela Provedoria do IST

O documento – tal como é apresentado pela Provedoria – ‘pretende contribuir para melhorar a forma de trabalhar, de tratamento dos outros, de ensinar e fazer investigação na Escola (…) e abordar ativamente condutas inadequadas’ [3], constitui uma “cartilha” com quarenta e três cânones aos quais toda a Comunidade do Técnico Lisboa deverá obedecer, sob pena de ‘quaisquer inobservâncias aos valores e comportamentos podem ser reportados à Provedoria através dos contactos disponibilizados’ [3].

Na realidade, já existe um conjunto de Regulamentos da Universidade de Lisboa (UL) [4], que incluem um Código de Conduta e de Boas Práticas [5], que definem e regulam, com princípios indicadores, o modelo comportamental da Escola. Não se compreende, portanto, a necessidade de uma Doutrina introduzida por um conjunto restrito de membros da Comunidade que, de uma forma opaca, impõe à Escola, não um conjunto de orientações, mas uma Doutrina a seguir.

Este Guia dos valores Orientadores do IST pretende tão apenas, e em flagrante oposição com os princípios regulados pela UL, ‘coartar as liberdades protegidas pela Lei, nomeadamente a liberdade de expressão e a liberdade científica’ [5], posicionando-se a Provedoria do IST como um órgão fiscalizador e punitivo, ao abrir portas para julgar e condenar membros da Comunidade do IST que sejam considerados como violadores da referida cartilha.

A esta introdução doutrinal de uma agenda Woke dizemos NÃO!!!!!

WebBibliografia

[1] A New Woke Religion. Are Universities to Blame?, Rosemary Sage, Journal of Higher Education Policy and Leadership Studies, Vol 3, 2 (2022) https://johepal.com/article-1-214-en.html

[2] Guia dos Valores Orientadores do Técnico Lisboa, 2024,

https://drive.tecnico.ulisboa.pt/download/288548788178745

[3] Técnico apresenta guia de Valores Orientadores

https://tecnico.ulisboa.pt/pt/noticias/campus-e-comunidade/tecnico-apresenta-guia-de-valores-orientadores/

[4] https://nape.tecnico.ulisboa.pt/apoio-ao-estudante/documentos-importantes/regulamentos-da-universidade-de-lisboa/

[5] https://conselhopedagogico.tecnico.ulisboa.pt/files/sites/32/codigo-de-conduta-e-boas-praticas-ulisboa-2015-apos-1.pdf

46 thoughts on “Cancel Academia – A Introdução de uma agenda Woke no IST?

  1. Автоматический бот для торговли https://revenuebot.io криптовалютой: анализ рынка, выполнение сделок 24/7, настройка стратегий. Удобство, точность и высокая скорость для эффективного управления инвестициями.

  2. Автоматический бот для торговли https://revenuebot.io криптовалютой: анализ рынка, выполнение сделок 24/7, настройка стратегий. Удобство, точность и высокая скорость для эффективного управления инвестициями.

  3. Услуги доставки грузов из Китая https://cargo-ex.ru в Россию. Быстро, надёжно и с контролем на всех этапах. Оптимальные сроки, таможенное оформление и выгодные тарифы.

  4. Услуги доставки грузов из Китая https://cargo-ex.ru в Россию. Быстро, надёжно и с контролем на всех этапах. Оптимальные сроки, таможенное оформление и выгодные тарифы.

  5. Занятие с логопедом https://logoped-online1.ru онлайн для детей от 4 до 10 лет. Логопед онлайн проведет диагностику, поможет поставить звуки, проработать дислексию и дисграфию, устранить задержки речевого развития и обогатить словарный запас.

  6. Занятие с логопедом https://logoped-online1.ru онлайн для детей от 4 до 10 лет. Логопед онлайн проведет диагностику, поможет поставить звуки, проработать дислексию и дисграфию, устранить задержки речевого развития и обогатить словарный запас.

  7. Оформление кредита и микрозайма https://mbochi.ru онлайн: быстро, удобно и без лишних документов. Выгодные условия, прозрачные ставки и моментальное одобрение.

  8. Оформление кредита и микрозайма https://mbochi.ru онлайн: быстро, удобно и без лишних документов. Выгодные условия, прозрачные ставки и моментальное одобрение.

  9. Главные новости мира https://ua-vestnik.com и страны: политика, экономика, спорт, культура, технологии. Оперативная информация, аналитика и эксклюзивные материалы для тех, кто следит за событиями в реальном времени.

  10. Hilariante, pegaram num (1) “artigo” (é mais uma peça de opinião) dum jornal academico baseado no Irão, para comentar sobre o que acontece “No occidente” (mas que é, realmente, uma campanha de pánico moral) usando terminlogia ética fora de contexto, e depois de “chorar” sobre como “Guia dos valores Orientadores do IST pretende tão apenas, e em flagrante oposição com os princípios regulados pela UL, ‘coartar as liberdades protegidas pela Lei, nomeadamente a liberdade de expressão e a liberdade científica’ ” resulta ser que o artigo que citam ao inicio, defende a inculcação do respeito aos “valores nacionais” “If we do not educate everyone to respect national values and laws, divisions will increase. There has to be a basic commonality for core values to avoid suspicion and rejection. Education has to spell this out strongly and make clear the problems of anarchy if this respect is not forth-coming. Institutions exist to uphold academic freedom not protect feelings” Sage, R. (2022), p43, Ironicamente tambem chamando a proteção da liberade (academica, neste caso) e não dos sentimentos, uma frase extremadamente comum neste tipo de “criticas” ao “wokismo”, mas que apos uma observação mais cuidadosa, é evidente o sem-sentido dela. Não existe contradição entre liberdade (academica) e dos “sentimentos” das pessoas (que se revela que afinal é o tratamento com respeito pela identidade dos outros), é de facto a exigencia desse respeito que acaba por ofender a pessoa “critica” do “wokismo”, e termina por projetar esse sentimento á pessoa que exige o respeito.

    Tambem acho que não existe prova nenhuma que numa faculdade de engenharia isto afete sequer a investigação, podia-se alegar que isto potencialmente afetaria investigação na ciencia politica, na sociologia, educação, mas engenharia não “sofre” deste constrangimento.

    Finalmente, acho engraçado aquele medo ao Guia dos Valores Orientadores, quando apenas é uma simplificação, e é enteramente abrangido por, o Codigo de Conducta, ao qual se esta a apontar como o detentor da autoridade institucional, e que é obvio que os autores deste texto não leram a Guia, que explicitamente faz eco de varias ideias que defendem (afinal o Técnico não é “woke”, quem diria) como em “Acolho as diferenças de opinião e procuro gerir potenciais conflitos de forma construtiva e empática.”, “Promovo a liberdade académica, abraçando e promovendo a ambição e o debate.”, “Confio na integridade dos elementos da comunidade e avalio desempenhos de acordo com resultados concretos e não de impressões subjetivas.”, mas se calhar, tem medo do seguinte ponto: “Trato as pessoas de forma justa, digna e educada”

    Para os restantes professores que estão a ler isto: Não caiam em pánicos morais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *