Artigos de opinião
Os vencimentos dos professores do IST II – vencimentos líquidos
http://forum24.tecnico.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2024/04/Vencimentos-dos-Docentes-do-IST_Liquidos.pdf Os Vencimentos dos Docentes do Instituto Superior Técnico II – vencimentos líquidos Relator pelo MTP : Prof. José Paulo Moitinho, IST, 20 de Fevereiro de 2024 Sumário: Nesta breve nota, pretende-se estudar a evolução…
Os períodos concentrados e os MAPPs: uma oportunidade perdida para o IST se modernizar
Os períodos concentrados e os MAPPs: uma oportunidade perdida para o IST se modernizar http://forum24.tecnico.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2024/03/MEPP2_lafora.pdf Relator pelo MTP : Prof. Pedro Bicudo, IST, 27 de Fevereiro de 2024 Sumário: Nesta breve nota, pretendemos comparar o…
O facilitismo no ensino do IST
O facilitismo no ensino do IST http://forum24.tecnico.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2024/03/facilitismo.pdf Relator pelo MTP: Pedro Bicudo , IST 18-03-2024 Um colega espanhol, Daniel Arias Aranda, publicou o artigo “Querido alumno: te estamos engañando” no El Mundo [1] sobre o…
O MEPP PERCIST com o Regulamento de Avaliação?
O MEPP PERCIST com o Regulamento de Avaliação? Relator pelo MTP: Prof. Orlando Pereira, IST, 12 de Fevereiro de 2024 http://forum24.tecnico.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2024/02/MEPPR.pdf O Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas do IST pode ser resumido nos seguintes…
Cancel Academia – A Introdução de uma agenda Woke no IST?
Cancel Academia – A Introdução de uma agenda Woke no IST? Profª Raquel Crespo, Prof. Rui Rocha, IST, 4 Janeiro, 2023 http://forum24.tecnico.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2024/01/MTP-04-01-2024_CancelAcademia.pdf Ao longo dos últimos anos, temos vindo a assistir à critica de uma…
O declínio da Formação Educativa – As estratégias e metas defendidas pelo Conselho Pedagógico do IST –
O declínio da Formação Educativa – As estratégias e metas defendidas pelo Conselho Pedagógico do IST – http://forum24.tecnico.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2024/01/MTP-10-12-2023_Declinioformativo.pdf O declínio da Formação Educativa – As estratégias e metas defendidas pelo Conselho Pedagógico do IST –…
Sobre a repressão dos professores no IST
http://forum24.tecnico.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2023/12/26-12-2023_repressao-1.pdf Sobre a repressão dos professores no IST Relator pelo MTP : Prof. Pedro Bicudo, IST, 28 de Dezembro de 2023 Com as últimas direções tem-se assistido a um aumentar da repressão dos professores do…
Acerca do sistema que deveria garantir a Qualidade das UC
http://forum24.tecnico.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2024/01/19-12-2023_ASDGQUC.pdf Acerca do sistema que deveria garantir a Qualidade das UC Relator pelo MTP: Prof. Orlando Pereira, IST, 19 de Dezembro de 2023 A utilização da classificação do docente para finalidades distintas da garantia da…
Os Vencimentos dos Docentes do Instituto Superior Técnico
Os Vencimentos dos Docentes do Instituto Superior Técnico http://forum24.tecnico.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2024/01/MTP-17-10-2023_vencimentos.pdf Relator pelo MTP : Prof. Paulo Oliveira, IST, 17 de outubro de 2023 Sumário: Nesta nota, pretende-se estudar a evolução dos vencimentos dos docentes do Instituto…
Conflito de interesses na Provedoria do Conselho de Escola do Instituto Superior Técnico – A problemática do Assédio no IST
Conflito de interesses na Provedoria do Conselho de Escola do Instituto Superior Técnico – A problemática do Assédio no IST Relatora pelo MTP: Profa. Raquel Crespo, IST, 30 de Novembro de 2023 http://forum24.tecnico.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2024/01/MTP-30-11-2023_ConflitoInteressesProvedores.pdf No dia…
A ?boa? gestão do IST
http://forum24.tecnico.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2024/01/MTP-31-10-2023_boagestaoIST.pdf A ?boa? gestão do IST ou Como poupar 12.000 Euros… ilegalmente, claro!(Alegadamente que eu não quero chatices) Relator pelo MTP: Prof. Paulo Oliveira, IST, 31 de Outubro de 2023 Imagine que gere uma instituição…
SEM COMENTÁRIOS – SÓ EVIDÊNCIA DE DADOS!
SEM COMENTÁRIOS – SÓ EVIDÊNCIA DE DADOS! QUEM TEM ESTRATÉGIA E QUEM NÃO SABE GERIR? OU SERÁ JÁ A PERCEPÇÃO DA DESASTRADA REFORMA CURRICULAR DO IST?
Grande Quebra do IST nas Colocações no Acesso ao Ensino Superior
Grande Quebra do IST nas Colocações no Acesso ao Ensino Superior
O IST como Escola de Novas Artes Decorativas
O IST recebe, todos os anos, alunos com notas de acesso altíssimas para se tornarem especialistas em técnicas de memorização? Que escola de Engenharia estamos a construir? Parece claro que estamos a destruir uma boa…
Processo de consulta interna do Plano Estratégico do IST 2020-2030 – Ricardo Schiappa
Seguem, como pedidos, os meus comentários/contributorelativos ao processo de consulta interna do Plano Estratégico do IST 2020-2030. Focando-se num objetivo extremamente ambicioso, o “top 15”, e com o qual todos só podemos concordar, parece-me que o relatório tem,…
O MEPP e a desumanização do Técnico
Agora que a pandemia já acabou, somos defrontados com outro mal: um conjunto de medidas, que dá pelo nome de MEPP, que nos foi imposto como algo inevitável, ao qual todos temos que nos submeter…
Se calhar esta não é a saída certa…
Se calhar esta não é a saída certa… A minha janela do autocarro chama-se unidade curricular de Algoritmos e Estruturas de Dados da LEEC e no que a seguir escrevo apresento o que já se…
Movimento Transparência e Participação para devolver o Técnico à sua comunidade
Manifesto do Movimento Transparência e Participação, para devolver o Técnico à sua comunidade -Primeira reunião 6 de Junho 2023 16:00 Ga1
Mas … não foram todos a Delft ?
Navegação à vista com timoneiro cego, surdo e mudo: Os períodos de 7 semanas e o rigor do MEPP.
A “Última Lição” de Luis Magalhães do Dep. de Matemática do IST, a 6.JUL.2022,: “Lições de Vida Académica” e “Lições do Desenvolvimento da Matemática no IST”
A “Última Lição” de Luis Magalhães do Dep. de Matemática do IST, a 6.JUL.2022
O novo modelo não trouxe a revolução pedagógica que tinha sido anunciada.
O novo modelo não trouxe a revolução pedagógica que tinha sido anunciada.
O novo modelo de ensino no Técnico não está à altura da nossa história
Carta Aberta: Sobre o estado do ensino no Técnico por Cláudia Antunes
Área científica SDC/DEEC manifesta opinião sobre novo modelo de ensino
Ata da reunião de área científica Sistemas Decisão e Controlo do DEEC Ata_Plenario_ACSDC_20220303_opinioes Caro Presidente do IST, caro Rogério, Escrevo esta mensagem com cc: para os responsáveis de vários orgãos da governança do IST, com…